segunda-feira, 30 de março de 2015

Chocolate com alto teor de cacau é bom para saúde


“Chocolate mais saudável é o que tem 100% de cacau”, destaca nutricionista Karin Honorato. Aproveitando que a Páscoa está próxima, ela mostra os benefícios do chocolate, e quais são os melhores tipos para consumir.

De acordo com a nutricionista, o chocolate vem da semente do cacau, que possui todos os benefícios para a saúde. “O cacau é rico em polifenóis e flavonoides interessantíssimos, com comprovação científica, que ajuda a prevenir doenças, principalmente a diminuir os riscos cardiovasculares”, revela.
O problema, aponta Karin, é que o cacau não está presente em quantidade suficiente em todos os chocolates. “Muitas vezes, o cacau vem com leite, açúcar, aditivos, gordura hidrogenada, e outras substâncias que não fazem nada bem para a saúde”, diz.

Sendo assim, conforme a nutricionista, o ideal seria consumir o chocolate que tem 100% de cacau, ou os mais próximos disso. Entre eles, estão o chocolate amargo e o meio amargo. A média diária para o consumo desses alimentos é de 30 a 40 gramas.

Segundo a nutricionista, o chocolate mais consumido é o ao leite. “As vezes não chega nem a 40% de cacau. E muito leite, açúcar, aditivos e gordura hidrogenada. Por ser um chocolate mais doce, é o que as pessoas consumem mais”, diz. Karin destaca que o chocolate ao leite não está entre os mais benéficos para a saúde.
“O chocolate branco não deveria nem ser chamado de chocolate. Ele não é feito da semente, e sim da manteiga de cacau que é bem gordurosa. Ele pode ter mais de 50% açúcar”, conta. Segundo ela, esse tipo de chocolate deve ser consumido com muita moderação.

Karin lembra que é preciso prestar atenção nos outros alimentos que acompanham o doce. “Castanhas, amendoim, gengibre, pimenta. Algumas substâncias podem ajudar ainda mais a saúde”, afirma. O gengibre, por exemplo, é anti-inflamatório, assim como as pimentas. As castanhas e amêndoas têm gorduras saudáveis; também pode ajudar no colesterol e na saciedade”, complementa.

Karin Honorato explica que algumas pessoas têm restrições, como os diabéticos. Por isso, eles escolhem o chocolate diet. Porém, esse é um tipo que é indicado somente para um grupo específico. “Ele não tem o açúcar, mas tem a parte química do adoçante. E, as vezes, muito mais gordura. Então essa não é uma escolha tão saudável para todo mundo”, esclarece a nutricionista.

Outra opção é a alfarroba, que é feita de uma vagem. “Não tem leite, glúten ou lactose. E pouca gordura, bem menos do que a do chocolate tradicional. A alfarroba tem o sabor muito parecido com o do chocolate”, diz.

Por fim, Karin Honorato destaca o cacau em pó. “Aqui sim, você recebe todas as substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes, vitaminas e minerais, e sem açúcar, gordura e leite. Por isso, aproveita bem o cacau em pó para fazer tudo que puder”, finaliza a nutricionista.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário